top of page

PROJETOS

1

CON

   ver

     CIDADE

Instituto de Educação

Universidade de Lisboa

Ana Paula Caetano

Carolina Carvalho

 

Convergir na diversidade. Participação de crianças e jovens na Cidade - projeto de investigação que perspetiva a criação de uma rede de participação cidadã, envolvendo crianças e jovens na construção e dinamização de projetos educativos nos contextos locais em que se inserem e no desenvolvimento de uma comunidade alargada, de diálogo e partilha.​

4

Fronteiras Urbanas

Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Mônica Mesquita

website

O Fronteiras Urbanas apresenta-se como um movimento etnográfico crítico centrado no desenvolvimento de uma política educativa emancipatória por meio da observação participante coletiva de conhecimentos presentes em comunidades multiculturais. Este movimento é fruto da continuação de projectos de intervenção (D.A.R. à Costa Tr@nsFormArte - Programa Escolhas) e de investigação (Projeto Fronteiras Urbanas - Fundação para a Ciência e a Tecnologia PTDC/CPE-CED/119695/2010), os quais decorreram em duas comunidades da cidade da Costa de Caparica, em Portugal.

 

Hoje em dia, este movimento atua ainda nestas duas comunidades, por meio da Escola do Bairro, e encontra-se em expansão tanto na zona costeira do Concelho de Almada e em outras comunidades dentro da União Européia, quanto em comunidades inseridas na América do Sul.

Educação Emocional e Ética

para uma formação integrada

Instituto de Educação

Universidade de Lisboa

Ana Paula Caetano

 

Projeto de investigação, com uma componente de formação, que visa o desenvolvimento pessoal e profissional dos educadores nas áreas emocional e ética. Na sua componente formativa, pretende contribuir para o autoconhecimento e aprofundamento do conhecimento profissional, alimentados por pesquisas de natureza diversificada, numa abordagem transdisciplinar . Desenha-se numa perspetiva de investigação-ação, através de projetos colaborativos que emergem dos próprios contextos educativos e dos desafios aí identificados pelos protagonistas, criando espaço para a partilha e reflexão sobre as práticas, para a vivência e reflexão de experiências em sessões formativas, para a pesquisa teórica e empírica e para testagem de estratégias e recursos em contexto.

7

Vozes

 

Instituto de Educação

Universidade de Lisboa

Ana Paula Caetano

Isabel Freire

 

 

Vozes das crianças e dos jovens no desenvolvimento da educação intercultural – projeto de investigação seguindo metodologia participativa, onde crianças e jovens são cogestores e dinamizadores de projetos e se envolvem em atividades de educação intercultural, com componentes artísticas e tecnológicas. Organiza-se como um estudo de casos múltiplos e analisa processos e mudanças dos participantes, nomeadamente as aprendizagens interculturais dos diversos protagonistas e colaboradores. No seu âmbito realizaram-se trabalhos académicos e publicações (algumas ainda em curso).

2

Eclipse

 

European Citizenship Learning in a Programme for Secondary Education (517815-LLP-1-2011-IT-COMENIUS-CMP)

 

 

O projeto europeu ECLIPSE visa dar um contributo para a melhoria da compreensão da dimensão europeia na Educação para a Cidadania. A equipa constituída por investigadores de cinco instituições do ensino superior (Itália, Portugal, Espanha, Roménia e Reino Unido) permitiu a troca de experiências, de conhecimentos e competências nesta área, do que resultou a produção de um programa de formação para o 3º ciclo do ensino básico que foi publicado e pode ser acedido no site do projeto.

5

Roteiro dos

Descobrimentos

Instituto de Educação

Universidade de Lisboa

EEAGrants - Direção Geral de Política do Mar.

Referência: PT02_2ºRPS_0017

App para androide "Roteiro dos Descobrimentos" ​

Cláudia Faria

 

 

O Projeto “Roteiro dos Descobrimentos” tem como objetivo o desenvolvimento de uma Aplicação (App) para androide em qualquer tecnologia móvel (telemóveis, PDA, etc), que orienta a exploração física (não virtual) da cidade de Lisboa, seus bairros históricos, monumentos e espaços associados aos descobrimentos e ao encontro de culturas (Museu Fundação Oriente) e instituições de divulgação de ciência marítima (Aquário Vasco da Gama e Planetário Calouste Gulbenkian). Esta App, que pode ser descarregada de forma gratuita através da Google Play Store, é direcionada a crianças do 1.º ciclo (4.º ano) e do 2.º ciclo e pode ser explorada em contexto escolar ou familiar. Sendo financiado pelo programa ee-grants, o projeto é coordenado pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e tem como parceiro o Departamento de Informática da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.​

8

3

Sinergias ED II

O projeto Sinergias ED: fortalecer a ligação entre investigação e ação na Educação para o Desenvolvimento em Portugal (2ª edição, junho 2016 a maio 2018) 

 

Sinergias ED II,  após a execução de uma 1ª edição de dois anos,  centrada na valorização, no aprofundamento e na sistematização do conhecimento sobre a Educação para o Desenvolvimento  em Portugal, agora, nesta 2ª edição (2016-2018), pretende fortalecer a ligação, já iniciada anteriormente, entre a investigação e ação na ED, em Portugal, promovendo a sua qualidade. Espera-se: (a) o desenvolvimento de processos de colaboração entre Instituições de Ensino Superior (IES) e organizações da Sociedade Civil, no âmbito da ED, alargados e reforçados; (b) produção de estudos e trabalhos de investigação em ED, a nível nacional e internacional; (c) reforçar a capacitação, em ED, de atores das Instituições de Ensino Superior (IES) e das Organizações da Sociedade Civil (OSC).

 

O projeto Sinergias ED: fortalecer a ligação entre investigação e ação na Educação para o Desenvolvimento em Portugal é promovido conjuntamente pelo Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto (CEAUP), pelo Centro de Intervenção para o Desenvolvimento Amílcar Cabral (CIDAC) e pela Fundação Gonçalo da Silveira (FGS) e cofinanciado pelo Camões – Instituto da Cooperação e da Língua.

6

Parcerias

EPI

Educação Plurilingue e Intercultural

Ana Sofia Reis Castro e Pinho

website

Através de parcerias universidade-escolas no contexto da educação em línguas, sustentadoras do desenvolvimento profissional e organizacional, intenta-se compreender e promover condições de possibilidade da educação plurilingue e intercultural em contexto português, fomentar processos contextualizados de formação de professores e alimentar culturas investigativas mais participativas e menos hierárquicas, através da criação de dinâmicas colaborativas entre professores, educadores, formadores e investigadores.

Study Abroad Research in European Perspective

(SAREP) 2016-2020

COST ACTION-CA15130

Florbela Sousa

 

Este projeto europeu apresenta uma abordagem de investigação transdisciplinar com o objetivo de compreender a natureza das experiências dos estudantes em mobilidade internacional com incidência nas potencialidades decorrentes das aprendizagens linguísticas, interculturais e de cidadania na Europa contemporânea.

9

Socius (Investigare)

Investigação, Formação e Intervenção Social

Instituto Politécnico de Lisboa

Escola Superior de Educação

Maria João Hortas

 

O projeto Socius (Investigare) – Investigação, Formação e Intervenção Social, integra um conjunto de atividades de caráter investigativo centradas na área da Intervenção Social, reconhecendo em particular os domínios e as problemáticas de intervenção da Educação Social, da Animação Sociocultural e da Mediação, partindo do trabalho que tem sido desenvolvido em alguns cursos da ESELx, nomeadamente na Licenciatura em Animação Sociocultural e no Mestrado em Educação Social e Intervenção Comunitária.

Esta proposta visa aprofundar a investigação em torno dos domínios científicos em que se alicerçam os projetos de intervenção social e comunitária, por um lado, através da produção de caráter científico, e, por outro lado, promovendo projetos de intervenção, consolidando processos de integração da ESELx em contextos, programas e redes de intervenção.

10

ParticipART.

Criação Comunidade e Desenvolvimento

 

Instituto Politécnico de Lisboa

Escola Superior de Educação

Teresa Pereira

 

O projeto ParticipART. Criação, Comunidade e Desenvolvimento integra um conjunto de atividades que configuram diferentes modalidades de trabalho criativo no âmbito das artes visuais, música e teatro, com e para a comunidade, envolvendo, até ao momento, três concelhos (Loures, Seixal e Santiago do Cacém) e ainda um workshop internacional com a Universidade de Marmara (Istambul/Turquia) considerando aspetos de natureza social, cultural, ambiental, histórica e identitária.

Através de práticas associadas à Street Art, Land Art ou Community-Based Art abordagens a problemáticas locais envolvem a transmissão da memória coletiva dos lugares, do trabalho operário ou rural, o diálogo entre arte e habitat natural, tendo em conta a partilha de saberes sociais, criativos, técnicos, artísticos, bem como a expressão de intersubjetividades capazes de afirmar uma cidadania ativa. Os projetos propostos devem contribuir para a compreensão de questões locais, regionais e nacionais e interdependência à escala global, ampliando, nos envolvidos, sentimentos de pertença, empatia e respeito, face à diversidade sociocultural, promovendo atuações responsáveis e conscientes

11

SOLIDARIS

Universidades inclusivas: Competências chave da comunidade universitária para o desenvolvimento de uma cidadania ativa .

Erasmus+

Universidade de Sevilha

Dolores Limón

Instituto de Educação 

Universidade de Lisboa

Ana Paula Caetano

Este projeto, associado à Pedagogia do ensino superior,tem como objetivo a CAPACITAÇÃO do pessoal docente e não docente para melhorar o apoio à COMUNIDADE UNIVERSITÁRIA, em especial aos coletivos de alunos com dificuldades especiais, facilitando a sua INCLUSÃO ATIVA na Universidade e o EMPODERAMENTO para o seu desenvolvimento socioeducativo. Propõe-se, entre outras atividades, a definição de um mapa de competências transversais para o fomento da inclusão  e o desenho e experimentação de um programa de formação de professores e pessoal não docente que contribua de forma significativa para trabalhar  as competências transversais dos estudantes em risco de exclusão social.

12

Penso Logo Existo

Programa na rádio ZigZAG - Antena1

Instituto de Educação

Universidade de Lisboa

Elsa Machado

Catarina Sobral

Trata-se de um programa indeferido que funciona em podcast, no qual são trabalhadas diversas temáticas que passam pelas problemáticas da vida, da felicidade, da beleza, da arte, do viver em sociedade, etc…Neste programa participam oito crianças entre os cinco e os dez anos, que se envolvem e partilham ideias e opiniões numa Comunidade de Investigação (Lipman, 1990) procurando novos saberes e conhecimentos, modos de ser e estar em sociedade. Este é um programa que pretende criar uma interação com o público-alvo, mobilizando familiares, educadores e professores para a utilização dos materiais pedagógicos que vão sendo disponibilizados nos diferentes episódios do programa. As histórias, excertos de filmes, músicas, sons do quotidiano são exploradas através de dinâmicas e atividades que podem ser desenvolvidas em pequenos e grandes grupos em variados contextos, designadamente em sala de aula. Salienta-se o carácter interativo do programa, designadamente no apelo à participação dos ouvintes, através de email para a rádio.

.

14

Ensino Superior: inclusão e permanência dos Setores Populares

Programa Abdias Nascimento

Universidade Federal de Fronteira Sul, Brasil

Adriana Loss

Universidade Nacional de Misiones, Argentina

Pablo Daniel Vain

Pesquisa interinstitucional, de caráter internacional, sobre a inclusão de indígenas, afrodescendentes e pessoas com deficiência.  analisando conceções, políticas e práticas de inclusão no Ensino Superior desenvolvidos no Brasil, na Argentina, em Portugal e na Espanha.

 

13

bottom of page